(21/09/2008) – A Walter está lançando cabeçote mandrilador de alta tecnologia com sistema de medição eletrônico por meio de feixes ópticos e mostrador digital. O sistema é indicado para mandrilamento micropreciso na gama de diâmetros de 3 a 124 mm. Com sistema de balanceamento que não necessita de manutenção, combinado ao acoplamento altamente versátil Screw Fit (cabeçotes roscados) permite a adaptação a todos os padrões de fusos.
Segundo a empresa, a grande gama de diâmetros do Walter Precision Digital B4035 é possível graças ao seu conceito modular. A base do cabeçote mandrilador pode receber diferentes ferramentas. Barras de metal duro integral cobrem os diâmetros de 2 a 10 mm, barras com insertos intercambiáveis abrangem a faixa de 10 a 68 mm. Para os diâmetros maiores, de 68 a 124 mm, estão disponíveis extensores (tipo ponte) em alumínio.
A refrigeração interna até a aresta de corte é garantida tanto para as barras como para os extensores. As exigências da tecnologia MQL (mínima quantidade de lubrificante) foram consideradas no projeto dos canais de refrigeração.
A empresa informa que a indicação no mostrador digital (até três dígitos após a vírgula) é fácil e precisa, impossibilitando erros, destacando ainda que o conjunto balanceamento, segurança operacional e precisão do sistema proporciona peças de excelente qualidade com redução de custos.
Para toda a gama de diâmetros acima de 10 mm são necessárias apenas duas dimensões de insertos intercambiáveis ISO de três arestas de corte de formato W. O balanceamento permite ainda rotações de até 16.000 rpm, o que garante curtos tempos de usinagem. “O sistema de medição de curso digital do Walter Precision Digital B4035 possibilita, em conjunto com o balanceamento automático, a mais alta qualidade nas peças produzidas”, informa o material de divulgação do produto.