São Paulo, 21 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

03/12/2005

Empresa do Sul produzirá caminhões para bombeiros

A fabricante de tratores agrícolas Ursus, de Nova Petrópolis (RS), já investiu este ano US$ 1 milhão para dar início à produção de veículos de combate a incêndios. A empresa pretende produzir família de 20 modelos com configurações diferenciadas, suficientes para atender 90% das necessidades dos bombeiros do Brasil, da América Latina e países em desenvolvimento, para onde tem a intenção de exportar.

A Ursus terá capacidade instalada para montar três superestruturas – carrocerias – mensais adaptadas a qualquer tipo de chassi de caminhão. Entre os modelos estão o autobomba tanque, autotanque, auto-hidroquímico e os carros de combate a incêndio (CCI) destinados a aeroportos. A empresa já fechou acordo para a aquisição das bombas produzidas pela austríaca Rosenbauer, uma das principais do mundo em tecnologia para carros de bombeiro.

O primeiro pedido já entrou na carteira da Ursus. O Comando Aéreo Regional do Rio de Janeiro adquiriu uma unidade de combate para o aeroporto do Rio de Janeiro. Outras duas encomendas estão em negociação, uma delas também para o Comando Aéreo.

Hoje existem no Brasil aproximadamente dois mil carros de bombeiro em operação. Levando-se em conta que existem mais de cinco mil municípios fica fácil imaginar o déficit a ser preenchido. “Se cada cidade brasileira tivesse pelo menos uma viatura de combate a incêndio seriam necessários de oito a dez anos somente para atender essa demanda”, disse ao jornal Gazeta Mercantil, o diretor industrial Egisson Loreto.

A Ursus tem origem no grupo polonês do mesmo nome, fundado em 1893, um dos mais antigos fabricantes de tratores e implementos agrícolas em atividade no mundo, atualmente, controlado pelo conglomerado Bumar, também da Polônia. No Brasil, iniciou atividades no final de 1996, com a distribuição de tratores com potência entre 35 e 85 cv, através de acordo com a paulista Comex Export. No final de 1998 instalou uma fábrica de tratores no Rio Grande do Sul, através de acordo com empresa gaúcha Metasa, de Passo Fundo.

Na fábrica de Nova Petrópolis são produzidos 24 modelos de tratores com tração 4×2 e 4×4. A caixa de câmbio e o eixo traseiro são importados da Polônia; o motor é adquirido da Agco e o eixo dianteiro da ZF. Apesar de ter capacidade para produção de 150 unidades/mês, a Ursus vem montando em média de 30 tratores mensais. Segundo Loreto, a decisão pela diversificação aconteceu antes da retração do mercado.

Fonte: Gazeta Mercantil

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.