O mercado de tecnologia para automação industrial deve movimentar até o fim de 2005 cerca de R$ 2,4 bilhões, incluindo hardware, software e serviços agregados, um crescimento da ordem de 20% em comparação ao período anterior, segundo estimativa da Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.
“O ideal seria que a indústria nacional investisse anualmente 20% mais para modernizar e ampliar a competitividade”, disse Nelson Ninin, vice-presidente da Abinee e membro da ISA, durante o ISA Show, realizado na semana passada, em São Paulo. Os números extraoficiais da Abinee indicam a ascensão da indústria nacional de automação industrial cuja capacidade instalada em 2005 é de 91% em turno de 8 horas, acima da média do setor eletroeletrônico.
O ISA Show 2005, feira de produtos e serviços do setor de automação industrial e instrumentação, refletiu o crescimento deste mercado no Brasil, segundo seus organizadores. Um público recorde de 17.563 pessoas visitaram o evento, superando a expectativa de 15 mil pessoas.
De acordo com Vitor Finkel, presidente do ISA América Latina, o interesse pela feira e congresso demonstram que o mercado está atento à necessidade de modernização do parque industrial. “Dentro do atual cenário de competitividade global, automatização não é mais uma opção, mas uma imposição”.