No ISA Show 2005, evento realizado em São Paulo, em novembro, o gerente de Cadastros e Fornecedores da Petrobras, Ernesto Torazzi, informou que a companhia fará investimentos da ordem de US$ 330 milhões em automação e instrumentação, entre 2006 e 2010. O anúncio foi feito durante o painel “Petrobras no desenvolvimento do setor de óleo e gás”.
Este montante será direcionado apenas para novos empreendimentos, não estando inclusas iniciativas relacionadas às melhorias e manutenção das plantas existentes. Os recursos são parte dos US$ 56,4 bilhões a serem investidos pela empresa no período, prioritariamente nas áreas de exploração e refino, totalizando o maior investimento já realizado por uma companhia no Brasil.
Ronaldo Magalhães, gerente de tecnologia para área de abastecimento da estatal revelou, também durante o painel, que as principais famílias de equipamentos demandados são os Sistemas Digitais de Controle Distribuído (SDCD), os Controladores Lógico Programáveis de segurança (CLP) e os instrumentos de campo de alta confiabilidade.