O grupo CAOA já investiu cerca de US$ 50 milhões para levantar uma fábrica de veículos, sob licença da Hyundai, no DAIA – Distrito Agroindustrial de Anapólis, em Goiás. Depois do fracasso das negociações para construir a unidade na Bahia, o projeto foi transferido para Goiás e as obras civis tiveram início em setembro de 2006, com previsão de investimento total de US$ 200 milhões. “Joguei minha alma nesse negócio. Estou matando um leão por dia”, disse ao jornal O Estado de São Paulo o presidente da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que vem tentando erguer a montadora desde 2002.
Os recursos investidos no projeto são 100% nacionais. “Tenho a ajuda do governo, mas a Hyundai não está investindo dinheiro neste projeto. É tudo uma iniciativa local”, informou o empresário à revista Forbes Brasil. Segundo Andrade, esse modelo de produção é utilizado pela empresa coreana em vários países. “São 80 fábricas no total, mas apenas dez são próprias. O restante é sob licença”.
A capacidade de produção será de 60 mil carros por ano, mas a unidade pode chegar a 120 mil veículos/ano. O primeiro veículo a sair da linha de montagem será o caminhão Hyundai HR, veículo urbano de carga com motor diesel. Posteriormente, terá início a montagem de um carro de passeio e em seguida um terceiro modelo.
10/12/2005