A Tupy Fundições, de Joinville (SC), está negociando com a Wuxi Diesel Engines Works novo contrato de fornecimento de cabeçotes de motor de seis cilindros, destinados a equipar motores diesel de caminhões da First Automobile Works (FAW), um dos maiores fabricantes do mercado chinês.
O contrato estima o desenvolvimento de modelo de cabeçote capaz de atender aos padrões de emissões que a China passará a exigir dos veículos lá fabricados a partir do ano que vem. Os primeiros componentes serão fornecidos de maio a junho de 2006, podendo ao término de 2008 fechar lote de 135 mil peças aproximadamente.
O Grupo FAW, do qual a Wuxi faz parte, emprega mais de 120 mil pessoas e tem fundição própria. “Mas a empresa reconhece que os conhecimentos metalúrgicos e de geometria de produto que a Tupy detêm são únicos e por esse motivo vale a pena comprar cabeçotes fabricados em Joinville”, explicou Luiz Tarquínio, diretor-superintendente da companhia.
Além da Wuxi, para quem fornece peças automotivas desde 2002, a Tupy tem outros dois clientes na China: a Yuchai e a Dong Feng Cummins.
(Fonte: Foundry Gate (www.foundrygate.com.br) e AutoDate – Roberto Hunoff, de Caxias do Sul, RS)