A Ford Motor Company do Brasil está desenvolvendo o projeto de um novo carro com a matriz. O produto será destinado somente ao mercado norte-americano. “Será um carro para os EUA e estamos contribuindo com o know-how do centro de desenvolvimento brasileiro”, disse à Gazeta Mercantil, o presidente da subsidiária brasileira, Barry Engle.
A Ford mantém cinco centros de engenharia no mundo: dois na Europa, dois nos EUA e um no Brasil, em Camaçari (BA). A equipe brasileira é composta por cerca de 800 engenheiros e é especializada no desenvolvimento de carros compactos. “É a primeira vez que há uma integração dos trabalhos de engenharia brasileira com a equipe norte-americana”, ressaltou Engle. O centro de desenvolvimento de produtos no País foi inaugurado em 2001, junto com o início das operações da unidade de Camaçari (BA), onde são produzidos o Novo Fiesta e o EcoSport.
“Além do desenvolvimento desse produto para o mercado norte-americano, nossa equipe está trabalhando no projeto do novo carro compacto para o Brasil”, disse o executivo. O carro – que foi anunciado em outubro e será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) – será lançado em 2008.
Na avaliação de Engle, o novo modelo aumentará a participação da montadora no mercado brasileiro. “Para o próximo ano, acredito que devemos manter nosso market share, já que estamos trabalhando no limite de nossa capacidade produtiva na fábrica de Camaçari. O novo produto é a nossa grande oportunidade de ganhar mercado”, disse o executivo.
Fonte: Gazeta Mercantil