De janeiro a novembro de 2005, saíram da linha de montagem do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, 225,8 mil Fiesta e Ecosport. Nesse mesmo período, segundo dados da Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, foram fabricados 2,25 milhões de automóveis no país.
Quando entrou em operação, em 2002, a produção de Camaçari respondia por 3,2% do total nacional. Nos anos seguintes passou para 7,6 e 8,6%. “Agora chegamos a 10% com a implantação do terceiro turno de trabalho e o lançamento do Novo Fiesta Sedan”, disse ao jornal Gazeta Mercantil o gerente de logística Edson Molina, frisando que o atual volume de produção antecipa em dois anos o previsto. “A nossa previsão era de chegar a 250 mil veículos por ano só em 2007”.
Com média de 912 veículos/dia, ou um a automóvel produzido a cada cada 82 segundos, a fábrica baiana responde por 70% da produção de veículos de passeio e comerciais leves da Ford no País. 40% dos veículos fabricados em Camaçari são exportados. As exportações da Ford já representam 15% das exportações de todo o estado da Bahia.
Fonte: Gazeta Mercantil