O BNDES aprovou oito operações de financiamento à indústria Voith Siemens Brasil, para apoiar a produção de equipamentos de geração de energia destinados à exportação. As operações abrangem créditos de cerca de R$ 43 milhões e se referem a exportações para China, Itália, Turquia, Ãndia e Estados Unidos.
Subsidiária da Voith Siemens Hydro Power Generation – associação em escala mundial entre os grupos Voith e Siemens no segmento hidrelétrico -, a empresa brasileira está entre os principais fabricantes de equipamentos para geração hidráulica de eletricidade. A Voith Siemens do Brasil é hoje o centro de competência mundial do grupo na produção de todos os componentes elétricos para geradores, atuando também como fornecedora da matriz alemã em projetos hidrelétricos implantados em diversos países, especialmente na Ásia, onde se concentram hoje os maiores investimentos do setor.
A planta industrial da Voith Siemens do Brasil, que tem cerca de 600 funcionários, está instalada em São Paulo. Seus principais produtos são turbinas, geradores e sistemas de automação, além de bobinas, enrolamentos e pólos. A filial brasileira tem elevados índices de nacionalização. No caso de turbinas, geradores e seus componentes, este percentual chega a ser superior a 90%.