Durante o lançamento do Contrato 2009, plano estratégico cujo objetivo é posicionar o Grupo como o mais rentável fabricante europeu de automóveis para o grande público, a Renault anunciou que a fábrica brasileira receberá investimentos de US$ 120 milhões em 2006 e que cinco novos modelos serão lançados no País até 2009.
O plano foi apresentado por Carlos Ghosn, presidente e CEO do Grupo Renault, e traz três grandes desafios: o futuro modelo Laguna, a ser lançado em 2007, estará entre os três melhores veículos do seu segmento em termos de qualidade e de tecnologia; em 2009, a margem operacional será de 6%; o crescimento das vendas será de 800 mil veículos entre 2005 e 2009. “Trata-se de um novo capítulo decisivo da história da Renault, que escrevemos com base na capacidade de mobilizar todos os colaboradores da empresa”, afirmou Ghosn.
Com relação ao Brasil, o executivo anunciou que a Renault lançará no país cinco novos modelos até 2009. Com isso, a empresa aumentará gradativamente a utilização da capacidade de produção da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. O plano prevê também o aumento do índice de integração local de componentes.
Segundo o Contrato 2009, a Renault lançará 26 produtos até 2009, a fim de atender às necessidades e expectativas dos clientes de todos os mercados em que está presente. A consolidação do Plano de Produto levará a uma agilização sem precedentes do número de lançamentos: após os dois modelos comercializados em 2006, serão lançados por ano, em média, oito modelos entre 2007 e 2009, ou seja, duas vezes mais que durante o período 1998-2005. Metade desses lançamentos se refere à ampliação da atual linha de produtos.