A General Motors do Brasil irá contratar nos próximos meses 50 engenheiros/designers para integrar o Centro de Desenvolvimento de Engenharia da LAAM (região que engloba a América Latina, Ãfrica e Oriente Médio), que tem como base a unidade de São Caetano do Sul (SP). Esse será o primeiro passo de um processo de ampliação desse Centro, que até 2009 contará com 1.200 profissionais envolvidos diretamente em projetos de criação e desenvolvimento de veículos.
“O Brasil é um dos cinco centros de engenharia da GM no mundo (os outros ficam nos EUA, Europa, Austrália e Coréia do Sul) e está entre os mais competitivos, principalmente na qualidade dos profissionais, como no custo/hora de engenharia”, afirma o vice-presidente de Engenharia da LAAM, Pedro Manuchakian.
A demanda por engenheiros/designers na GM surge da opção da matriz pelo País para o desenvolvimento de vários programas globais de engenharia, de produtos que não necessariamente serão produzidos no Brasil. É o caso do jipão Hummer H3, que foi, em grande parte, desenvolvido no País, mas que será produzido na Ãfrica do Sul. Do total de recursos da engenharia brasileira, atualmente 40% são utilizados no desenvolvimento/prestação de serviços para outras fábricas da GM no mundo.
NOVOS PROJETOS – A engenharia brasileira evoluiu muito, em pouco tempo. Na década de 60, por exemplo, o Brasil era responsável por algumas pequenas adaptações na suspensão de alguns modelos, como o Opala. Com o tempo, a engenharia começava a dar passos mais largos e a participar de alterações mais relevantes, principalmente na suspensão dos veículos.
Na década de 90, se iniciou o desenvolvimento de derivativos de carros que vinham de fora. Foi o caso do Corsa picape, Corsa Sedã e Corsa station wagon, desenvolvidos integralmente no Brasil. “Depois fizemos carros completos totalmente voltados a atender às necessidades dos consumidores brasileiros e de outros mercados emergentes”, conta o vice-presidente de engenharia da LAAM.
Celta, Meriva (que foi desenvolvido em conjunto com a Opel), Montana e o recém-lançado Vectra são alguns exemplos de sucesso dessa evolução. “Hoje a corporação tem plena confiança no nosso trabalho e a contratação de mais engenheiros/designers confirma que já vemos grandes possibilidades para o futuro. Mais trabalhos vêm por aí”, finaliza Manuchakian.