São Paulo, 22 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/03/2006

Abimei organiza os importadores de máquinas

Entre 80 e 100 importadores de máquinas-ferramentas atuam no mercado brasileiro. Desde 2003, essas empresas contam uma entidade para representá-las, a Abimei – Associação Brasileira de Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais.

Segundo a atual diretoria, até então havia apenas o contato informal entre as empresas. “A Abimei foi criada, em grande parte, pelo empenho de Mário Sanz, da Sartiec, por entender que as empresas importadoras precisavam estar organizadas em uma entidade para poder reivindicar seus direitos”, explica Thomas Lee, atual presidente.

A associação foi fundada em janeiro de 2003 com nove associados. Hoje são 48, que representam de 70 a 80% do volume de máquinas-ferramentas importadas no mercado brasileiro, segundo estimativa da própria Abimei.

Na pauta das atividades da entidade, uma das prioridades atuais são os contatos na esfera governamental visando tirar da gaveta o Finamim, programa do BNDES para o financiamento de máquinas importadas. Segundo Thomas Lee, embora o programa exista há algum tempo poucas empresas o conhecem (na verdade, a maior parte do tempo o programa esteve fechado). Na próxima semana, representantes da entidade estarão – pela primeira vez – reunindo-se com diretores do BNDES para tratar deste assunto. A entidade também planeja fazer gestões junto ao governo federal visando a desoneração fiscal de máquinas importadas

Entre os benefícios já conquistados pela entidade, destaque para a obtenção de descontos para os associados em feiras industriais. “Nós ocupamos um espaço razoável nas feiras de negócios, mas até o ano passado não contávamos com esse benefício, já oferecido aos fabricantes nacionais representados pela Abimaq”, diz Alcino Bastos, diretor da Abimei. Na próxima Mecânica, assim como já ocorreu na Feimafe, a entidade contará com um espaço para divulgar sua atuação.

A entidade também mantém acordo com escritório paulista para consultoria na confecção de processos de ex-tarifários (máquinas importadas que não contam com similar nacional), assessoria jurídica, além de alguns acordos de clientes preferenciais com prestadores de serviços.

Apesar do curto tempo de existência, segundo Thomas Lee, a entidade já se transformou em canal de comunicação para as câmaras de comércio nacionais. “Em 2006, por exemplo, já fomos procurados pelas câmaras da Espanha e dos EUA para recebermos uma delegação de fabricantes de máquinas de seus países que têm interesse em encontrar representantes no Brasil”, informa o presidente.

No dia 23 de março, às 15 horas, a Abimei realizará Assembléia Geral – aberta a todos os interessados. A reunião será no Hotel Meliá Comfort, em São Paulo, e contará com palestra sobre ex-tarifários, a cargo de um especialista no assunto. Está programada também uma sessão sobre financiamentos, na qual serão apresentados acordos já realizados com bancos privados e um relatório das negociações mantidas com o BNDES. Os interessados em participar podem contatar a entidade pelo e-mail abimei@abimei.com.br.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.