Modelos de luxo da Honda e da Toyota, entre outras, já vêm de fábrica com sistema de esterçamento de rodas traseiras para auxílio nas manobras de estacionamento e para a correção da trajetória. O desafio a que se propôs o engenheiro Geancarlo Rettori, aluno do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Ploi-USP, foi o de oferecer esse conforto para os carros populares brasileiros, vislumbrando a possibilidade de colocar no mercado um item de conforto inusitado, com baixo custo de aquisição.
“O Sistema de Direção para as Rodas Traseiras de Veículos Populares é um projeto inédito, que identificou uma solução técnica que gera grande benefício para os motoristas – pois estacionar em shopping center ou em algumas garagens de prédios exige esforço e destreza – e que tem um baixo impacto no custo final do veículo”, explica o prof. Omar Madureira, orientador de Rettori. Ele comenta que o custo dos opcionais, em geral, é elevado em relação ao custo do veículo, como ar condicionado e direção hidráulica. “Verificamos que o comprador de um veículo cujo preço é R$ 25.000,00 raramente adquire opcionais desse nível. Dessa forma, o trabalho do engenheiro Geancarlo respeitou a meta de baixo custo, obtendo uma solução com preço de venda de R$ 850,00”.
Segundo o professor, a função principal do Sistema é esterçar as rodas traseiras em sentido oposto às dianteiras em manobras de estacionamento. “Essa ação origina-se a partir de um interruptor elétrico ligado à coluna de direção ou à cremalheira do mecanismo de direção e entra em funcionamento a partir de um giro de meia volta no volante e se o veículo estiver em velocidade inferior a 40 km/h , condições típicas de manobras de estacionamento”. Com esta atuação o mecanismo reduz em média 30% os ângulos de giro do volante necessários para a efetuar as manobras.
O projeto de Geancarlo é um dos trabalhos de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva. Só em 2005, mais de 70 alunos concluíram o Mestrado. Durante 18 meses, em cada disciplina, exercita-se o conhecimento adquirido em cima de um problema ou de uma necessidade real da indústria ou do mercado.