A ABB investiu US$ 1,5 milhão para instalar oficina de manutenção de turboalimentadores no Rio de Janeiro. O objetivo da empresa é atender à crescente demanda por serviços de manutenção nos setores naval e petrolífero. Até aqui, os serviços de manutenção para o mercado nacional eram prestados pela unidade da ABB localizada na cidade de Santos (SP), que funciona desde 1987.
Segundo a empresa, 60% da frota marítima brasileira é equipada com turboalimentados ABB. A nova estrutura visa a oferecer serviços de manutenção para os turboalimentadores ABB instalados a bordo de navios, plataformas de petróleo e embarcações de apoio marítimo. A oficina fará também o serviço de recondicionamento de mancais
A oficina também contará com estoque de peças originais, torno para usinagem e retífica, gabinete fechado de jato com microesferas de vidro –atendendo à legislação ambiental –, área dedicada para lavagem de peças com conseqüente controle e destinação de resíduos, máquina de balanceamento eletrodinâmico ou termodinâmico com controle digital de última geração, sistemas de metalização a frio e a quente. Contará também com ferramentas especiais para qualquer tipo de turboalimentador ABB, além de modernos instrumentos de medição analógicos e digitais (com calibração rastreável), salas para apresentações técnicas e operacionais a clientes, além de técnicos altamente capacitados para serviços de bordo e plantão 24 horas por dia.
Fonte: Portos e Navios