Em março, a indústria automobilística alcançou o melhor resultado para o período em cinco anos. Foram vendidas 156,9 mil unidades. Ao mesmo, o setor atingiu o seu melhor resultado para o primeiro trimestre em quatro anos, com a venda de 417,7 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus comercializados.
Na comparação com igual período de 2005, as vendas aumentaram 12,5%. Em relação a março de 2005, as vendas no mês passado foram 5% melhores. Já na comparação com fevereiro passado, que teve apenas 19 dias úteis, foi 22,6% melhor.
Segundo especialistas, além da melhora na economia, que normalmente ajuda a impulsionar as vendas de carros, as montadoras vêm promovendo “agressivos feirões” e também anteciparam a renovação da linha de modelos.
No mercado total de veículos, incluindo caminhões e ônibus, a Volkswagen lidera as vendas no trimestre, com 24,2%. A Fiat e a GM – que não atuam no segmento de pesados – estão respectivamente em segundo e terceiro lugares, com 22,8% e 21,4% de participação nas vendas. A Ford está em quarto, com 11,8%. Já o segmento de automóveis e comerciais leves, o mais disputado no mercado, vendeu 148,4 mil unidades em março, um aumento de 21,9% ante fevereiro e de 5,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Fonte: O Estado de S. Paulo