São Paulo, 18 de outubro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/04/2006

Okuma lança CNC inteligente na Feira da Mecânica

Uma das novidades programadas pela Okuma Latino Americana para a Feira da Mecânica – de 23 a 27 de maio, no Anhembi – é o CNC inteligente Thinc. O novo CNC opera com processador único, utiliza o sistema Windows combinado com plataforma PC de arquitetura aberta.

Segundo a Okuma, o Thinc permite acesso à maioria dos aplicativos e periféricos existentes no mercado mundial, inclusive sistemas de gerenciamento de fábrica. Comunica-se, ainda, com leitores de código de barra, alimentadores de barra, robôs, sistemas de medição e pressetadores de ferramenta.

Alcino Bastos, gerente-geral da Okuma, informa que o novo CNC foi projetado para aceitar e utilizar ferramentas disponíveis no mercado. “Além disso, é equipado com conexões USB múltiplas, o que facilita a integração de novas gerações de tecnologias de programação e de máquinas”, diz, acrescentando que possui recursos de Ethernet que permitem acesso on-line a aplicativos de texto, documentos e Internet, tornando a comunicação com empresas e sistemas de produção disponível no chão-de-fábrica.

Segundo a empresa, a opção pela plataforma PC garante que o novo CNC se mantenha atualizado com as tecnologias de negócios, sem a necessidade de uma completa troca de controle. Todos os elementos foram projetados para que o Thinc possa sempre evoluir com a tecnologia dos PCs e permanecer operando de maneira confiável. O novo produto foi projetado sobre a plataforma Okuma OSP (Okuma Sampling Path), que usa componentes-padrão da indústria.

“A placa-mãe – exemplifica Bastos – é construída nos padrões mundiais de máquinas e softwares disponíveis no mercado e gerencia todos os aspectos da máquina, real time e PLC, assim como todos os aplicativos para Windows. E o fato da placa-mãe ser compatível com o padrão PC permite que os aplicativos que rodam em um PC também rodarão no Thinc, permitindo flexibilidade para configuração do ambiente operacional adequado para atender às necessidades do usuário final”

TENDÊNCIA – Bastos acredita que “com o crescente poder da computação e a contínua queda de custos, as máquinas-ferramenta se tornarão mais inteligentes, ou seja, mais flexíveis, mais adaptáveis às mudanças de condições e exigências, mais tolerantes a falhas de operação, mais fáceis de se programar e usar. Resumindo, mais produtivas independentemente da intervenção humana”.

Na avaliação da Okuma, esta inteligência evoluirá com melhorias sendo incorporadas a cada passo. “Virão contribuições para esse processo de várias fontes, uma vez que poderemos contar com a criatividade e engenhosidade de pequenas e grandes empresas usuárias e também de universidades. Uma plataforma realmente aberta e flexível permitirá ao usuário final usufruir as vantagens de novos recursos quando estes surgirem das várias fontes possíveis, sem necessidade de troca total do controle CNC”, considera. Desta forma, a empresa acredita que o novo produto possibilitará o desenvolvimento de “processos inteligentes de usinagem”, independentemente da própria Okuma.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.