O grupo espanhol CIE Automotive, que controla no Brasil a Autometal, adquiriu no início de abril a Sada Forjas, de Sete Lagoas (MG). O valor da transação não foi revelado, mas segundo o diretor do grupo Sada, Luís Alberto de Castro Tito, o setor de forjados embora promissor, já não era estratégico para a organização, que no ano passado, adquiriu uma fundição de ferro gusa.
O grupo Sada, maior transportadora rodoviária de cargas da América Latina, com 3,5 mil empregados, iniciou suas atividades transportando veículos novos do Grupo Fiat, tendo depois ampliando suas atividades para a área de forjaria e editorial. O grupo também está empenhado na construção de duas usinas de álcool etílico, uma fábrica de biodiesel (projetada para cem mil m³ por ano) e uma usina de beneficiamento de madeira reflorestada. Estes empreendimentos são realizados pela Sada Bioenergia.
A forjaria de Sete Lagoas, segundo o diretor geral da CIE Automotive, Jesus Maria Herrera, adotará em breve outra denominação, provavelmente Autometal, seguindo assim a logomarca adotada pela CIE no Brasil. O grupo Sada, por seu turno, deixa o setor de forjados e passa a produzir fundidos para a indústria automobilística.
Fonte: Gazeta Mercantil