Na semana passada, o BNDES divulgou a aprovação de financiamento à Volkswagen do Brasil de R$ 497,1 milhões. Segundo o banco, esses recursos representam 54% do volume total de R$ 920 milhões que a montadora planeja investir em suas unidades no Brasil. Os investimentos serão destinados à expansão da produção de veículos Fox e CrossFox, à atualização do design de seus modelos e a melhorias no processo produtivo das unidades industriais de São Bernardo, Taubaté e São Carlos, em São Paulo, conforme o comunicado divulgado pelo BNDES.
A montadora não confirmou notícias que circulam no mercado de que parte dos recursos seriam aplicados no desenvolvimento do veículo que substituirá o Gol, internamente chamado de NF, com previsão de entrar em produção em 2008. Ainda segundo o BNDES, o projeto de melhorias nas unidades industriais contempla investimentos na linha de produção de motores da Volkswagen do Brasil para atendimento à legislação ambiental.
Atualmente, a VW possui cinco fábricas no País (em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná), com capacidade de produção de mais de 1 milhão de veículos/ano. Com cerca de 22 mil empregados, produziu 645 mil veículos em 2005, dos quais 266 mil exportados, ocupando a posição de quinta maior exportadora brasileira.