(29/04/2007) – Entre mais de 1.000 novos produtos recém-lançados pela matriz, na Suécia, a Sandvik Coromant selecionou algumas pastilhas e ferramentas que destacará durante a Feimafe. CoroTurn TR, CBN CB7025, Silent Tools e as novas classes CC6060, CC6065, GC4230 e GC4235 são alguns dos destaques.
O CoroTurn TR traz novo conceito para a usinagem de perfis, com fixação mais estável e melhor segurança nas operações de perfilamento, devido ao ajuste perfeito que o trilho tipo T possibilita entre a pastilha e o suporte. Segundo o Departamento Técnico da empresa, em geral, as operações de perfilamento colocam extremas pressões sobre a ferramenta e as fixações convencionais deixam a pastilha sujeita a movimentações.
O trilho tipo T usa trilhos horizontais e verticais, proporcionando apoio mais firme para a pastilha no porta-ferramenta, reduzindo a movimentação. Para aumentar a estabilidade, um parafuso longo pode ser colocado na pastilha. O desenho com duas arestas de corte utiliza geometrias otimizadas e facilita as exigências de bom escoamento de cavacos, necessário para uma usinagem mais contínua, sem interrupções.
O CoroTurn TR foi desenhado para operações de torneamento usando pastilhas tipo V (35Û«) e D (55Û«) e é apropriado para aplicações de usinagem média ao acabamento e para atender às exigências operacionais de usinagens multitarefa.
CB7025 – Nova classe de pastilhas, com ponta de CBN, a CB7025 foi desenvolvida para usinar materiais de extrema dureza, especialmente aços endurecidos por cementação, em cortes interrompidos pesados a leves. A pastilha permite o uso de altas velocidades, mantendo acabamento de alta qualidade. O CBN é composto de finos grãos, que possibilitam o desenvolvimento do desgaste de maneira controlada..
Disponível em ampla gama de pastilhas positivas, a família CB7025 também vem com geometrias Wiper (com raio patenteado), o que permite melhorias significativas da performance. A geometria WH é ideal para superfície de alta qualidade com forças de corte reduzidas, enquanto a geometria WG é mais voltada para a melhor preparação em cortes de acabamento.
SILENT TOOLS – Já as fresas CoroMill 390 levam o conceito Silent Tools – sistema antivibratório – para outras dimensões, mais longas e delgadas. O Silent Tools permite a usinagem mais eficiente, sem vibrações, em operações em bolsões e cavidades profundas. O trabalho em longos balanços fica estável, possibilitando o uso mais amplo da máquina para faceamento e fresamento de cantos a 90 graus. A redução da vibração oferece a confiança necessária para aumentar os parâmetros de corte sem comprometimento da qualidade da peça. As fresas também estão disponíveis com assento integrado e corpos de fresa em aço endurecido, na faixa de diâmetro de 20, 25, 32 e 40 mm.
CERÂMICA – As classes CC6060 e CC6065, de cerâmica, têm aplicação na usinagem média e no desbaste, principalmente na indústria aeroespacial. A CC6060 traz benefícios de produtividade, principalmente em peças com diâmetros maiores e comprimentos de corte mais longos, e pode usinar em grandes profundidades de cortes (em relação a outras classes de cerâmica), em faixas de avanço maiores e cortes contínuos mais longos. Já a CC6065 é indicada para usinagem de ligas de altas temperaturas em forjados e permite aumento da faixa de avanço.
GC4230 – A classe GC4230 é de aplicação versátil, para fresamentos de leve a pesado, de aços com e sem liga. Pode ser usada em operações com e sem refrigeração, em velocidades de médias a altas. As pastilhas da família GC4230 possuem resistência máxima em todos os tipos de desgaste, para fresamento em geral e especialmente em operações de cantos a 90 graus.
GC4235 – A classe GC4235 é indicada para torneamento de aços e de aços inoxidáveis. É indicada para cortes intermitentes e operações de perfilamento, sendo ideal para trabalhos em condições exigentes e instáveis, elevando a performance em qualquer direção. Essa classe de pastilhas está disponível em ampla gama itens, para aplicações com a ferramenta CoroTurn.