Empresa do Rio Grande do Sul, que distribui softwares de CAD/CAM (Unigraphics) e PLM (gerenciamento de vida do produto), a Raihsa passou a comercializar também o software de gerenciamento de ferramentas e insumos TMS (Tools Management System), desenvolvido pela Busser Consultoria e Tecnologia da Informação.
Segundo a Raihsa, entre as principais vantagens de se utilizar um software no gerenciamento de ferramentas estão: redução do tempo de preparação das máquinas; redução de estoques eliminando ferramentas obsoletas; controle do fluxo das ferramentas no chão de fábrica; eliminação de controles manuscritos; controles de quebra, localização, necessidade de aquisição e planejamento de estoques; acompanhamento da vida útil e da utilização de ferramentas desde a aquisição até o descarte.
Segundo a empresa, o TMS pode controlar, além de ferramentas e dispositivos, todos os insumos utilizados e consumidos durante o processo fabril, integrando as áreas de engenharia de processos e produção, administrando suprimentos, estoques, logística do ferramental e o controle das manutenções. O software utiliza metodologia voltada à melhoria constante dos processos produtivos, o que – de acordo com a Raihsa – ” “garante os mais altos níveis de produção através de processos estáveis e padronizados com baixo custo”.
CASE – Para falar das vantagens do TMS, a Raihsa e a Busser citam o caso da Aço Peças Demore, usuária do TMS há seis meses. Segundo as emrpesas, nesse curto período, o software permitiu a integração das áreas de processos e de produção, proporcionando melhorias e ganhos em todas as fases, desde a logística do ferramental no chão de fábrica, padronização das informações, controle total das movimentações, aumento na acuracidade dos estoques, disponibilidade de informações gerencias online, redução no setup externo de preparação das máquinas, controle das quebras, tendência para a redução de estoques e automatização do processo de suprimentos.