Ao menos uma equipe brasileira mostrou um bom futebol nos campos europeus no mês junho. Bem pertinho da Alemanha, onde a seleção de Parreira fracassou, a equipe da Tupy Fundições, de Joinville (SC), venceu o Campeonato Mundial de Futebol do Trabalhador, disputado em Salzburgo, na Ãustria. A final foi realizada na última sexta contra o time da Dinamarca, e a equipe – que representava o Brasil – venceu por 3×0.
Doze equipes disputaram o campeonato, organizado pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho. Para chegar à final, a Tupy venceu a Bulgária (3×1), a Ãustria (1×0) e Israel, por 6×0. O time é formado por funcionários do parque fabril de Joinville e viajou à Ãustria após ter sido vitorioso nas etapas estadual, regional e nacional dos jogos promovidos pelo Sesi, que também patrocinou a viagem ao exterior.
Como todos os integrantes da equipe são funcionários da empresa, treinam na AAT – Associação Atlética Tupy em horários fora do expediente e regularmente participam de campeonatos amadores da cidade. O time é formado por Djalma, Jackson, Edinho, Pingo, Almeri, Boca, Tatu, Jamaica, Marco Antônio, Jorge, Anderson, Amauri, Giu, Éderson, Mineiro, Wandy, Ronaldo e Joel.
Tradicionalmente, a Tupy incentiva a prática de esportes, investindo na Associação Atlética e seus funcionários têm se destacado em várias modalidades. Luís Carlos Guedes, diretor de Operações da Tupy, reforça essa característica da empresa lembrando que “atletas são bons trabalhadores, mais eficientes na busca de metas e superação de desafios”.