O grupo sueco SKF adquiriu a finlandesa John Crane Safematic Oy, fabricante de sistemas de lubrificação industrial, que mantém fábrica em Muurame (Finlândia) e escritórios comerciais na Suécia, Alemanha, EUA e Brasil. Em 2005, registrou faturamento de € 25 milhões.
A SKF investiu € 22,9 milhões na operação, que deve ser concluída até o final de 2006. No Brasil isso compreende a aquisição da Safematic, líder em sistemas de lubrificação para o segmento de papel e celulose, setor que a SKF também tem uma atuação significativa.
O processo de integração da Safematic às operações e negócios de sistemas de lubrificação da SKF do Brasil ainda está sendo traçado. De acordo com o diretor-presidente da subsidiária, Donizete Santos, “a aquisição da Safematic reforça a liderança da SKF como provedora de soluções de otimização da eficiência dos ativos nos principais segmentos da indústria brasileira”. Além da plataforma de tecnologia em sistemas de lubrificação, as soluções oferecidas pela SKF contam com outras quatro plataformas – rolamentos e acessórios, vedações, mecatrônica e serviços.
Os produtos, a engenharia de aplicação, os segmentos atendidos e locais de atuação do negócio adquirido estão em linha com o perfil da SKF, que já desenvolve e comercializa sistemas de lubrificação. “É uma complementação de linha que estamos disponibilizando aos nossos clientes dos segmentos de papel e celulose, mineração, siderurgia, alimentos e bebidas, açúcar e álcool, fabricantes de equipamentos industriais e outros, dentro da nossa própria divisão industrial”, informa Santos.