A divisão de Sistemas Elétricos da Valeo, instalada em Campinas (SP), recebeu o Prêmio Ford Q1. Com a certificação, está credenciada a fornecer os alternadores e motores de partida que produz para as unidades industriais da Ford em todo o mundo.
O prêmio foi entregue no final de junho. Sérgio Sá, diretor da divisão de Sistemas Elétricos da Valeo, esclarece que o prêmio foi instituído para incentivar os fornecedores a aperfeiçoar os seus processos de produção. Segundo o diretor, a Ford tende a centralizar suas encomendas em fornecedores com a certificação Q1.
Para a conquista do prêmio as empresas são obrigadas a cumprir uma série de requisitos de qualidade e entrega pré-estabelecidos pela Ford que envolvem média de PPM de acordo com os padrões mundiais, controle sobre eventuais defeitos em garantia, sistema de gestão de qualidade com os procedimentos da norma ISO TS 16949, certificação ambiental baseada na ISO 14001 e gestão de materiais. Outras exigências são o processamento de informações por intermédio do sistema EDI (intercâmbio eletrônico de dados), identificação por código de barras e normas de logística que garantam entregas no prazo, sem comprometer o fluxo de produção.
Além da fábrica de sistemas elétricos, também já foram distinguidas as divisões Térmico Motor (radiadores, condensadores e módulos de resfriamento de motor), localizada em Itatiba (SP); Iluminação (faróis e lanternas) em São Paulo (SP); Limpadores de Pára-brisa, em Campinas (SP), e a VFEM-Divisão de Front End, que produz módulos dianteiros completos, instalada no conjunto industrial da Ford, em Camaçari (BA).