Ponta de lança da indústria brasileira, o setor automotivo está impulsionando movimento de inovação na sua rede de fornecedores, desta vez incluindo nesse rol também as empresas de menor porte que historicamente ficavam à margem desse processo. Ao transferir a responsabilidade pelos projetos dos novos veículos às filiais brasileiras, as matrizes das montadoras levaram, forçosamente, as parceiras de negócios locais a investir em modernização e em sistemas de automação para poder responder à demanda. Em conseqüência, fornecedores de robôs e aplicativos, entre os quais se inclui a Yaskawa Elétrico do Brasil, comemoram o aumento dos pedidos e dos recordes de entregas programadas para 2006.
“Instalamos 37 células de automação no primeiro semestre deste ano, contra 15 em igual período de 2005. Com isso, esperamos fechar 2006 com um crescimento da ordem de 30% sobre o resultado obtido em 2005, quando entregamos 50 desses sistemas”, detalha José Luiz Rubinato, diretor geral da Yaskawa.
Entre seus clientes da área automotiva, inclui-se a Inylbra, fabricante de carpetes para veículos da Fiat, que adquiriu robôs da Yaskawa para cortar as peças com jatos de água. “A Inylbra foi uma das primeiras empresas de autopeças brasileiras a empregar robôs na sua linha de produção, há 18 anos, e agora os está substituindo por modelos mais novos”, ressalta Rubinato. Segundo o diretor geral, as montadoras também estão investindo em automação. A Yaskawa forneceu robôs recentemetne para a GM, Honda e Toyota.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio indicam que apenas no primeiro semestre deste ano a indústria brasileira importou 353 sistemas robóticos, correspondendo a um investimento da ordem de US$ 11,8 milhões, descontados os impostos. Esse valor ficou 50% acima apurado no mesmo período de 2005.
Para ampliar seu desempenho de vendas de produtos voltados para automação industrial, destinados não apenas para o setor automotivo, como também para os demais, e em especial para as áreas de máquinas e equipamentos, mineração e siderurgia, a Yaskawa pretende inaugurar, até o final deste ano, novos centros de atendimento em vários estados do país, entre os quais se incluem os dos Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia. “Há vários setores em crescimento nessas regiões e nossa intenção é a de estarmos mais próximos para poder atendê-los com maior agilidade”, justifica Rubinato. Em 2004, a empresa instalou filial em Campinas (SP), o que resultou em aumento da ordem de 30% no desempenho de vendas naquela região.