A fabricante européia de prensas AIDA – que recentemente adquiriu a Manzoni e a Rovetta – lança na Euroblech 2006, em Hannover, a prensa ULX. Segundo a empresa, a máquina apresenta traz novidades que possibilitam o alcance de níveis de precisão de estampagem até aqui inimagináveis, além de eliminar sucessivos retrabalhos, com redução considerável dos custos de trabalho e de materiais.
Durante os últimos cinco anos, a AIDA introduziu quatro novos modelos de prensas rápidas, a série EXIO para a produção de peças de várias tipologias; as LINX, que garantem maior precisão nas operações de ajuste da conformação graças a tempos prolongados de parada no PMI; as DEL-300 ideais para velocidades elevadíssimas de produção, e finalmente as MSP, para a produção de chapas magnéticas extremamente finas com empilhamento em pacotes diretamente no estampo.
A oferta de linhas “tandem” varia desde a combinação de soluções de estampagem com as marcas Manzoni e Rovetta até a série SMX da AIDA: todas as prensas podem ser utilizadas separadamente ou trabalhar em linha.
Projetadas especificamente para as aplicações com estampagem progressiva, as prensas de dupla coluna PMX garantem elevada durabilidade dos estampos, redução dos custos de gestão e melhoria na produtividade. Além disso, o movimento inovador do martelo permite a obtenção de peças com elevada precisão, além de proporcionar a redução ao mínimo necessário de operações sucessivas á conformação.
A linha de produtos da AIDA é composta de máquinas com capacidade de 30 a 4 mil toneladas, e inclui prensas tipo C, prensas de dupla coluna, prensas para estampos progressivos, prensas rápidas, prensas transfer e prensas para forja a frio, até soluções de estampagem completas com sistemas turn-key.