Com um investimento total de 42 milhões de dólares, a Toyota do Brasil vai expandir a unidade de forjaria de São Bernardo do Campo (SP). A unidade mais do que dobrará de tamanho – de 2 mil m² para 4.400 m² e passará a produzir peças para atender a Toyota dos EUA.
Basicamente serão produzidas duas novas peças forjadas, virabrequins e bielas. Essas peças serão utilizadas nos motores de alguns modelos da linha Camry e Corolla. Atualmente, a forjaria de SBC produz peças para as linhas de picapes Hilux e de utilitários Hilux SW4.
“A Toyota do Brasil está se tornando uma das companhias mais importantes do Grupo Toyota. O potencial dessa região é extremamente alto, porque existem boas indústrias de apoio e os trabalhadores são bem treinados. Por isso, nossa matriz no Japão deposita muita confiança no Brasil e em nós. Essas são algumas das razões pelas quais fomos escolhidos para participar deste projeto”, explica Shozo Hasebe, presidente da Toyota Mercosul.
A forjaria de São Bernardo do Campo está em operação desde 1974. Com a expansão, a unidade passará a contar com área de 4.400 m², 2.000 m² a mais que o projeto original. A nova fábrica ainda ganhará uma tecnologia bastante avançada. As linhas de produção serão totalmente integradas, mais compactas, e produzirão mais de 1,1 milhão de peças/ano. Até o final de 2008, o projeto terá gerado 90 novos empregos.