Representantes da fabricante de implementos rodoviários Boreal, de Quatro Barras (PR), e da norte-americana Heil, uma das líderes mundiais na fabricação de caminhões-tanque de alumínio, estiveram reunidos recentemente. O motivo da reunião era traçar as diretrizes da parceria formada entre as duas empresas para a atuação no mercado brasileiro nos próximos cinco anos.
A Boreal, que já atuava como representante da Heil no Brasil, passou recentemente a também produzir a linha da norte-americana. Segundo Rafael Wolf Campos, diretor da emrpesa paranaense, o presidente mundial da Heil, Anderson Fincher, durante a o encontro declarou que o Brasil é a “bola da vez” nos investimentos globais da empresa. “O objetivo é conquistar o mercado brasileiro”, destacou. Segundo o diretor da Boreal, o país tem um grande potencial de expansão neste segmento, “embora o mercado interno ainda se mostre tímido no consumo de tanques de alumínio, este promete ser um bom nicho”.
Os tanques de transporte de combustíveis construídos em alumínio ainda não são facilmente encontrados nas estradas brasileiras. Mas Campos acredita que isso é uma questão de tempo, pois o mercado deverá perceber os benefícios e a economia que esse produto agrega. De acordo com ele, o bitrem de alumínio exige um investimento superior, mas a perspectiva de retorno dessa diferença é de três anos. “O bitrem de alumínio possui, em média, capacidade de carga 15% superior ao de aço”, garante o diretor.
A Boreal e a Heil Trailer International são sócias e estão trabalhando juntas na fabricação de tanques de alumínio com alta tecnologia. Os produtos possuem maior capacidade de carga, durabilidade e um peso abaixo dos outros tanques fabricados no Brasil. Fundada em 1995, a Boreal produz desde semi-reboques e carrocerias frigoríficas a tanques de alumínio.