De 12 a 17 de setembro, 30 empresas brasileiras do setor de autopeças estiveram em Frankfurt, na Alemanha, expondo na Automechanika, a maior feira do setor no mundo. A iniciativa é fruto de parceria entre o Sindipeças e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além de gerar negócios de US$ 15 milhões, a participação brasileira visou transmitir melhor imagem do Brasil no evento e estimular a percepção do mercado mundial sobre a qualidade de nossos produtos e serviços.
Além de levar produtos já tradicionalmente exportados, como motores, peças, freios e rodas, o Brasil promoveu no evento tecnologias próprias e inovadoras, como a do etanol como combustível. Em meio a diversos outros produtos expostos pelos brasileiros, os milhares de visitantes da feira puderam conhecer um motor flex fuel e obter mais informações sobre seu diferencial competitivo. A APEX-Brasil e o Sindipeças esperam, desta forma, que a investida no mercado alemão, o maior comprador europeu das autopeças brasileiras, sirva não só para inserir novos produtos na pauta exportadora nacional, mas também contribua para que novas empresas iniciem suas vendas externas.
A programação visual e divulgação da Automechanika na Alemanha seguem os princípios da campanha “We do it different”, conduzida pela Apex-Brasil desde dezembro de 2005. O evento é um dos cerca de 30 programados pelo setor privado e pela Agência para ocorrer no país da Copa do Mundo 2006. A campanha ressalta os atributos e recursos que o brasileiro possui e utiliza para se sobressair em relação ao demais países não apenas no futebol, mas nas artes, na criação de produtos e serviços, na competitividade, entre outros.
EXPORTAÇÕES – Os principais clientes externos da indústria brasileira de autopeças são as montadoras, com as quais são fechados contratos de longo prazo. As autopeças brasileiras ocupam, historicamente, lugar de destaque na pauta de exportações do Brasil. Mesmo as instabilidades econômicas do passado não impediram que país embarcasse seus produtos para mercados exigentes como o europeu e norte-americano.
No acumulado de janeiro a julho de 2006, as vendas externas brasileiras de autopeças somaram US$ 5 bilhões, com crescimento de 19,8% sobre o mesmo período de 2005. Já o saldo da balança comercial do setor, que foi de US$ 1 bilhão em igual período, teve aumento de mais de 600% sobre o registrado em 2005. Para os EUA, seguiu o equivalente a US$ 1,5 bilhão, ou 30,2% das exportações totais, com crescimento de 17,9%. Para a Europa, as exportações totalizaram US$ 1 bilhão, ou 21% do total, com aumento de 7,3%. As importações até julho foram de 3,8 bilhões. O principal vendedor de autopeças para o Brasil foi a Alemanha, com 16,8% do total.