Nos últimos três anos a Yamaha investiu US$ 150 milhões em novas instalações no Brasil. Ainda em 2006, a empresa transferiu sua unidade de usinagem de Guarulhos (SP) para Manaus e agora acaba de inaugurar uma unidade de fundição de alumínio, na qual investiu US$ 20 milhões.
Com área de 4,8 mil m², a fundição de alumínio vem contribuir para o processo de ampliação da empresa, que tem como meta para 2007 expandir em 20% da capacidade de produção. Nas unidade, serão produzidos cilindros, tampas laterais e cabeçote do motor, peças até então importadas.
Outro investimento já está em curso: a Yamaha está construindo um setor de estamparia, voltado para a produção de painel de tanque de combustível, que deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2007.
Atualmente, a fábrica de Manaus de Yamaha tem capacidade para produzir cerca de 20 mil motocicletas/mês, cerca de 250 mil motocicletas/ano. O número significa que nos últimos três anos a capacidade de produção foi ampliada em mais de 60%.