A Universidade de Caxias do Sul inaugurou no final de setembro o Laboratório de Engenharia de Superfícies e Tratamentos Térmicos (LESTT). Será o primeiro da região a atender o setor metal-mecânico para melhorias na superfície de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos. O serviço, atualmente, precisa ser buscado em outros Estados.
O novo espaço, equipado com tecnologia desenvolvida por professores da UCS, qualificará ainda mais o ensino e a pesquisa na área de materiais, nos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. O laboratório servirá, também, como apoio de pesquisa aos serviços de revestimento duro para a indústria metal-mecânica que está sendo instalada na região.
“O objetivo principal do laboratório é a modificação superficial de materiais”, explica o professor Israel Baumvol, coordenador do laboratório. A infra-estrutura conta com equipamentos de nitretação a plasma (para implantação de átomos de nitrogênio no aço, aumentando a dureza do material deixando a superfície mais resistente) e de deposição de filmes finos (revestimento de uso bastante amplo, como em ferramentas de corte, semicondutores, óptica, materiais biocompatíveis e sensores), além de equipamento de metalização.
Este último irá apoiar os trabalhos realizados no microscópio eletrônico de varredura (MEV) do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fras-le, por meio de convênio firmado entre UCS e a empresa, no início do mês de agosto deste ano. Todos os equipamentos foram construídos com tecnologia nacional e são de alto valor agregado.
O LESTT está associado aos projetos de nitretação a plasma e de cementação a vácuo, objetos de projetos UCS-Empresas financiados por Fapergs, CNPq e FINEP. O ensino e a pesquisa da universidade ganham um grande suporte. Alunos de graduação, dos cursos das engenharias de Materiais, Mecânica, Produção, Química e do curso de Física e Química, terão aulas no laboratório, assim como estudantes do Mestrado em Materiais. Três professores pesquisadores trabalham no local, auxiliados por três acadêmicos de graduação, um de mestrado e mais um bolsista de doutorado.