10/09/2006 – A PTA – Power Transmission Alliance, aliança estratégica criada por Goodyear e SKF para atuar no mercado de manutenção industrial, acaba de ganhar dois novos parceiros estratégicos. Na semana passada, Victor Martinez, diretor geral de lubrificantes da Exxon Mobil, um dos maiores fabricantes mundiais de lubrificantes, e Luciano Nardi, diretor de vendas da Chesterton, empresa norte-americana especializada em selantes e vedações, assinaram o termo de ingresso na aliança.
Para os integrantes da PTA, criada em 2001, o ato dá prosseguimento ao ciclo de formação do grupo de fornecedores que atuarão em conjunto no projeto de conquistar 10% do mercado brasileiro de manutenção industrial até 2010. O objetivo da aliança é ter de 8 a 10 empresas operando em conjunto e faturar R$ 5 bilhões ao final dos próximos 4 anos.
Em 2005, a PTA já deu sinais claros de que está avançando em sua estratégia. Cerca de 60% das transações de SKF e Goodyear na área industrial já ocorrem debaixo do guarda-chuva da aliança. Com os novos participantes, a PTA passa a oferecer um novo conjunto de soluções para aumentar a produtividade das empresas. Rolamentos, correias de transmissão, lubrificantes e vedações são itens críticos para o funcionamento de máquinas e equipamentos. A má aplicação destes componentes resulta em paradas industriais não programadas e queda de produção.