10/09/2006 – No dia 26 de agosto, a PTC – Parametric Technologic Corporation completou 10 de anos de Brasil. O balanço da primeira década é bastante positivo: 550 clientes, 10 mil licenças de software vendidas, 11 revendedores (que empregam cerca de 140 profissionais) e clientes como Jacto, John Deere, Whirpool, Randon, Petrobras, Tigre e CTA-IAE. Nos próximos dois anos, a PTC projeta triplicar a sua operação no mercado nacional.
“A oportunidade de crescimento no mercado brasileiro fez com que a matriz investisse no Pachr38iacute;s”, observa Hélio Samora, diretor da PTC Brasil, lembrando que a estratégia de atuação no Brasil está sendo empregada nos demais mercados emergentes pela corporação. “A PTC está otimista com as operações no Brasil e pretende apostar cada vez mais no Pachr38iacute;s”, comenta.
O diretor destaca que uma das principais estratégias da empresa está na capacitação técnica e comercial dos funcionários das revendas. “Temos como desafio aumentar a cobertura e qualificar o canal de revendedores”, avalia Samora. Em 2003, a PTC Brasil fez uma transição de vendas diretas para um trabalho intenso junto à rede de distribuição. O novo modelo ampliou a cobertura e o suporte aos clientes e acelerou o crescimento da companhia no Brasil.
“A PTC possui cerca de 30% do mercado nacional de CAD/CAE/CAM/PLM”, diz Samora, destacando os lançamentos do Pro/ENGINEER Wildfire (MCAD) e do Windchill (PLM) como impactantes nos negócios da companhia. “O Pro/ENGINEER representa 80% do faturamento da companhia no Brasil. Os outros 20% diluem-se entre os outros softwares”, acrescenta.