22/07/2006 – O Grupo Metalcorte, de Caxias do Sul (RS), adquiriu as operações de motores elétricos da espanhola IB-Mei, do grupo Tecnocom. Com a operação, o grupo dá continuidade à sua estratégia de crescimento no mercado de motores. O investimento de R$ 10,29 milhões inclui a operação industrial da IB-Mei Mercosul, localizada em Jundiaí (SP), e parte das instalações industriais da empresa em Madri, Espanha.
A aquisição foi comunicada na semana passada, em entrevista coletiva concedida pelo diretor-presidente do Grupo Metalcorte, Osvaldo Voges, e pelo presidente do grupo espanhol Tecnocom/IB-Mei Mercosul, Luis Solera Gutiérrez, em Caxias do Sul. Segundo Voges, com a aquisição, o grupo firma posição de vice-líder na fabricação de motores elétricos na América Latina, já projetando participação de 12% no mercado de motores para a linha branca.
Com 40 anos de atividades e até então pertencente ao Grupo Tecnocom Telecomunicaciones y Energía S.A, a IB-Mei se consolidou como líder em motores para lavadoras no mercado europeu, sendo um dos três grandes players mundiais do setor. O Grupo Tecnocom deixa o mercado de motores para lavadoras para se dedicar integralmente à tecnologia da informação e telecomunicações.
Com os ativos da IB-Mei, o Grupo Metalcorte deve faturar em 2006 R$ 365 milhões, 4,28% mais que a estimativa anterior. O número de funcionários será ampliado de 2,2 mil para 2,3 mil. O início das operações da Metalcorte em Jundiaí está previsto para agosto. A marca IB-Mei Mercosul, agora propriedade da Metalcorte, será mantida para os itens ali produzidos. A unidade possui área de 3,3 mil m², sendo 2,5 m² de área construída.
O grupo é formado por sete unidades: Metalcorte Aços Planos, Metalcorte Fundição, Metalcorte – Motores Elétricos Eberle, Metalcorte Reflorestamento, Metalcorte Argentina, Metalcorte Agência de Turismo e Viagens e, a partir de agora, a Metalcorte – IB-Mei.
A grupo nasceu em 1992 para atuar no mercado de fornecimento matérias-primas de alta qualidade para a indústria metal-mecânica. Além de chapas, o centro de serviços oferece cortes especializados como slitter e blank, processando 10 mil t/aço mensais. Em 2003, adquiriu a Fundição Eberle, hoje Metalcorte Fundição. Em dois anos, triplicou a capacidade de produção de fundidos brutos e usinados da unidade, alcançando 2,7 mil t/mês. Em 2004, comprou também a Eberle Motores Elétricos, atual Metalcorte – Motores Elétricos Eberle. A empresa é vice-líder na fabricação de motores elétricos de baixa tensão até 800CV na América Latina.
No final de 2004, é fundada a Metalcorte Reflorestamento, que garantiu a auto-suficiência em madeira para a produção de embalagens para as três plantas industriais. No ano seguinte, abriu a primeira filial no exterior, a Metalcorte Argentina S.R.L, em Buenos Aires, que distribui os motores elétricos naquelke país,. Ainda em 2005, é criada a Metalcorte Agência de Turismo e Viagens.