(10/10/2021) – Com o aumento do número de veículos elétricos, não é somente necessária a fabricação de peças muito precisas, mas também a produção mais eficiente possível. Uma parte particularmente exigente em termos de usinagem é a carcaça do motor elétrico. Para tanto, a Mapal já havia desenvolvido uma solução de três estágios para a usinagem do furo do estator. Agora, a fabricante apresenta uma ferramenta de grande porte para usinagem externa.
Na versão em forma de panela da carcaça do motor, o suporte do estator é inserido na carcaça principal como uma carcaça intermediária. Os diâmetros típicos para a parte de alumínio de paredes finas estão entre 200 e 240 mm no interior e entre 240 e 260 mm externamente. A concentricidade dos vários diâmetros de rolamento e montagem é fundamental para o desempenho do motor elétrico, o que requer uma usinagem muito precisa dentro de tolerâncias apertadas.
Três Estágios – O primeiro de três passos para usinar o furo do estator é a pré-usinagem com uma ferramenta de mandrilar. O produto tem níveis de fundição que resultam em profundidades de corte de até 6 mm a serem removidas. Para isso, insertos especiais intercambiáveis com uma aresta em forma de arco guia de suporte são usadas para evitar vibrações. Isso também garante que pequenos cavacos sejam produzidos, que podem ser facilmente removidos.
Na sequência da usinagem de semiacabamento, o complexo caminho de contorno da carcaça do motor elétrico é pré-usinado de tal forma que a completa usinagem com chanfros e transições radiais pode ser produzida com precisão de microns com a ferramenta de mandrilamento de precisão. As ferramentas são projetadas individualmente para o respectivo cliente, dependendo da situação do estoque, máquinas e dispositivo de fixação. Diferentes etapas na carcaça são levadas em consideração com as posições das arestas de corte das ferramentas, assim como as buchas de aço fundidas ou prensadas para rolamentos. Enquanto a maior parte do produto é usinada com PCD, arestas de corte de metal duro são usadas para a área de aço.
Externamente, a peça apresenta uma ranhura circunferencial helicoidal por onde flui o refrigerante (através desta ranhura) após ter sido inserido no alojamento externo. O suporte do estator também é conhecido como “camisa de resfriamento”.
Esta é uma das novidades que a Mapal irá apresentar na EMO em Milão.