Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 10 de maio de 2025

Apoio:

Anúncio

22/05/2021

Grupo Alltech completa 20 anos de atividades


(23/05/2021) – Em 2021, o Grupo Alltech comemora 20 anos de operações. A história da empresa começou com o nascimento da Alltech Tools (hoje Alltools), importadora e distribuidora de ferramentas para usinagem, em Caxias do Sul (RS). Três anos mais tarde, em 2004, seria fundada a AllMáquinas com o objetivo de fornecer máquinas e equipamentos para os mercados de usinagem e de injeção plástica, unidade que hoje responde por 50% do faturamento do grupo.

Já em 2009, a empresa estendeu as suas atividades para o estado de Santa Catarina, criando uma filial no munícipio de Garuva. Na sequência, em 2003, foi criada a AllService, focada em oferecer soluções completas, incluindo serviços pós-venda, como instalação, manutenção, reparo e treinamento para injetoras de plástico e máquinas-ferramenta.

O grupo também passou a contar com uma distribuidora de aços especiais, a AllSteel, em Joinville (SP), vendida para a Hitachi do Brasil em 2016. Depois da negociação, a filial catarinense se mudou para Joinville, onde está sediada até hoje e que, no ano passado, se transferiu para um pavilhão com mais de 4 mil m².

“É difícil empreender no Brasil, especialmente na indústria, onde o PIB Industrial nas décadas de 80 e 90 respondia por quase 30% do PIB nacional e hoje tem por volta de 10%. De qualquer forma é muito gratificante contribuir com o parque industrial nacional com inovações, produtos e serviços que estão sempre em aprimoramento. Isso fez com o Grupo Alltech seja uma das principais referências nos mercados de usinagem e plástico no Brasil”, diz o CEO Jean Cardoso.

Em 2018, o grupo decidiu trilhar novos caminhos em mercados tecnologicamente promissores, com a criação da Alltechlab, uma aceleradora de startups. A iniciativa conta com cinco startups que atuam nas área de mobilidade urbana, inclusão social, reciclagem de lixo, engenharia de manufatura avançada e IoT, sendo que as duas últimas devem trabalhar integradas.

Na visão de Cardoso, a pegada tecnológica e colaborativa das startups já está se refletindo nos negócios tradicionais do Grupo. “Agora temos a startup de IoT que vai ser uma revolução na indústria, onde faremos a predição de falhas mecânicas e eletrônicas dos equipamentos, fornecendo para os nossos clientes toda a parte de OEE. Algo absolutamente inovador no mercado brasileiro. Além disso, ambas as startups estão com planos de internacionalização”, comenta.

MERCADO – O primeiro trimestre foi bastante positivo para a Alltech, com crescimento de mais de 50% nas vendas de máquinas em relação ao mesmo período de 2020. Este desempenho, de acordo com Cardoso, está promovendo um avanço de mais de 30% no faturamento de todo o Grupo.

Apesar do crescimento expressivo, o início deste ano foi marcado por algumas dificuldades, como os custos de frete, disponibilidade de transporte e o aumento de vendas nos fabricantes. Esses fatores, segundo a Alltech acarretam em prazo de entrega maior, além do aumento dos preços dos equipamentos.

Para 2021, a empresa está com a carteira de pedidos acima da meta estabelecida, com um aumento expressivo de leads, resultando em mais vendas. “Como estamos confiantes na retomada forte do mercado para o segundo semestre, já estamos com estoque preparado para atender essa demanda”, diz Thiago Rigon, CCO da companhia. Para os próximos cinco anos, a Alltech conta com um planejamento que prevê o crescimento de 30% ao ano.

Em 2020, a companhia intensificou o programa Rentall – criado em 2017 –, focado na locação de equipamentos. De acordo com Rigon há vários contratos em vigência: “Percebemos a satisfação de nossos clientes, pois conseguimos ajudá-los a atender uma demanda de aumento de produção sem necessidade de Capex. Continuaremos a expandir esse projeto nos próximos anos”.

Também no ano passado, a AllMáquinas criou um departamento de robótica e realidade virtual para oferecer suporte na montagem de células robotizadas, automação industrial e simulações em 3D de espaços equipados. “Criamos esse novo braço na área de robótica e realidade virtual, onde estudamos os processos e criamos por meio de realidade virtual um projeto exclusivo para o cliente. Nosso foco é entender a demanda do nosso cliente e entregar uma solução ‘one stop shop’, com tudo o que há de mais efetivo para a sua produção e rentabilidade”, explica o CCO.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: