São Paulo, 02 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/05/2021

Instituto Mauá investe em projeto de manutenção com IA


(23/05/2021) – O centro de pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia, localizado na cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista, está desenvolvendo um projeto de manutenção preditiva e prescritiva com a utilização de inteligência artificial.

O projeto, cujo foco é atender a Indústria 4.0, já vem sendo testado nos equipamentos e instalações do campus do instituto, através de aplicações reais pelas equipes de engenharia de manutenção.

“Estamos desenvolvendo várias ações preditivas e prescritivas no trabalho de gerenciamento de nossas máquinas e instalações”, explica o professor Eduardo Linzmayer, engenheiro de produção e coordenador do projeto. “Já pudemos verificar que a metodologia pode proporcionar uma série de benefícios”.

De acordo com ele, a manutenção preditiva convencional pressupõe o acompanhamento periódico dos equipamentos, mas, com o uso da inteligência artificial, pode operar com dados coletados em tempo real através de sensores de sinais dotados de algoritmos. Isso gera mais assertividade e precisão e aumenta a confiabilidade e disponibilidade das máquinas.

“Com as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e o uso de sensores sincronizados nos equipamentos, as empresas podem, assim, realizar a manutenção baseada em condições reais”, explica Linzmayer. “Em vez de manter o equipamento com base num cronograma pré-definido e negociado com a operação e a produção, esse tipo de manutenção analisa a condição atual on-line de um ativo para determinar a necessidade de manutenção”.

Outras vantagens apontadas pelo engenheiro são a redução dos custos operacionais e de manutenção dos ativos, a identificação e aprendizagem de causas primárias de falhas e defeitos e a adoção da metodologia para aplicação no monitoramento on-line de equipamentos com inteligência artificial, machine learning e data analytics.

O projeto conta com a participação da equipe de engenharia da Gerência de Manutenção e Serviços do instituto, e de professores, pesquisadores e alunos. A instituição também firmou convênio com a empresa AI Quatro, referência em tecnologia nas áreas de softwares, inteligência artificial, hardwares e sensores.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.