
(18/04/2021) – A Kennametal lançou mundialmente uma linha de ferramentas de mandrilamento preciso e digitalmente preparada que facilita o ajuste e possibilita um mandrilamento mais produtivo, previsível e preciso. O sistema eBore consiste em unidades de corte para cobrir uma faixa de diâmetro de 6 mm a 1020 mm (0,236” a 40,157”) e um display digital opcional que faz ajustes de precisão “de forma tão simples quanto apertar um parafuso, deixando os erros onerosos no passado”, destaca a fabricante.
“Para muitas peças de trabalho, a operação de mandrilamento costuma ser a etapa final, e um simples erro pode fazer com que as peças sejam sucateadas. O sistema de mandrilamento preciso eBore da Kennametal elimina o método tradicional de ‘contagem das graduações’ da barra de mandrilar e reduz os erros que custam caro”, informa a empresa. “Descobrimos uma enorme aceitação do operador devido à simplicidade e facilidade de uso. Além disso, como o mesmo dispositivo digital eBore pode ser utilizado em diversos tipos de ferramentas e várias máquinas, facilita-se também o orçamento das ferramentas.”
Facilidade de uso – Segundo a fabricante, com o dispositivo digital eBore, ajustar um furo preciso e perder a conta do quanto o parafuso de ajuste foi girado são coisas do passado. Resistente a cavacos e fluido de corte, o dispositivo contém uma escala de vidro que mantém o curso da barra de mandrilar e oferece precisão de ajuste de 0,002 mm (0,00008”). Basta encaixá-la no lugar, girar o parafuso de ajuste da cabeça de mandrilar na medida desejada e a ferramenta está pronta para a próxima operação de mandrilamento.
A empresa informa que o dispositivo, que oferece ajustes sem erros e precisão de até 2 mícrons, é um item opcional – embora extremamente útil – do sistema de mandrilamento digital.
“Com o eBore, não é necessário remover a cabeça de mandrilar do fuso para ajuste nem contar graduações ou fazer anotações”, destaca a fabricante. “Preocupações relativas à folga e movimento devido ao aperto excessivo do parafuso de bloqueio da cabeça de mandrilar são coisa do passado, assim como intermináveis cortes de teste e ficar tentando passar furtivamente pelo furo”.
Segundo a empresa, o resultado é menos desperdício, menos tempo de inatividade e setups mais rápidos. O dispositivo é desligado automaticamente após 30 segundos e fornece mais de 5.000 ajustes entre as trocas de bateria. Caso o operador se esqueça de remover a cabeça de mandrilar antes de ligar o fuso, um mecanismo de aperto de esferas e molas libera o display automaticamente a 500 rpm, evitando possíveis ferimentos.
Diâmetros pequenos e muito grandes – A linha de produtos eBore é formada por 4 tipos de ferramentas, todos incluindo refrigeração interna da ferramenta, abrangendo a seguinte faixa de diâmetro:
– Ferramenta eBore Universal – 6 a 152 mm (0,236” a 5,984”)
– Ferramenta de mandrilamento preciso eBore – 20 a 205 mm (0,787” a 8,071”)
– Ferramenta de acabamento com extensor eBore – 200 a 1020 mm (7,874” a 40,157”)
– Ferramenta de desbaste de corte dupla eBore – 19,5 a 1020 mm (7,677” a 40,157”)
Segundo a fabricante, construído com simplicidade, o sistema eBore é fornecido com a interface de troca rápida KM da Kennametal e pode ser facilmente adaptado a fusos HSK, PSC, KM4X e ISO.