(28/02/2021) – A Walter introduziu no mercado mundial duas fresas de metal duro específicas para a usinagem em acabamento: as novas fresas de segmento circular são a MD838 Supreme e MD839 Supreme.
Assim como no fresamento dinâmico em desbaste, a Walter aproveita o potencial da mais recente geração CAM com as novas fresas para acabamento. A sua combinação permite uma economia de até 90% no tempo de usinagem. Segundo a fabricante, isto é possível, principalmente, devido à nova geometria das fresas: com raios grandes na área de corte e um maior número de cortes.
No semi-acabamento e acabamento, a nova geometria da ferramenta possibilita grandes saltos de linha. O acabamento superficial de alta qualidade alcançado é uma característica que também atende aos requisitos da usinagem em acabamento.
A MD838 Supreme (z = 4 – 8) tem design cônico e possui raio efetivo de 250 até 1.000 mm – o modelo também está incluídoa no programa da Walter como ponta intercambiável ConeFit. Já a MD839 Supreme tangencial (z = 4) com raio efetivo de 100 mm é a melhor escolha para espaços limitados (por exemplo, produção Blisk).
Ambas as fresas de segmento circular estão disponíveis tanto na classe WJ30RD para materiais de aço e fundidos como também na classe WJ30RA para ISO M e S. Devido às suas geometrias desenvolvidas de modo específico, ambas as fresas são destinadas para ao acabamento de componentes com paredes íngremes, cavidades profundas, superfícies prismáticas e raios de transição, por exemplo, na indústria de energia, na usinagem em geral ou na indústria de moldes de matrizes.
Além dos tempos de usinagem curtos, “as novas fresas também se caracterizam pela alta estabilidade e segurança de processo, bem como pela precisão dos componentes e produtividade”, destaca a empresa.
Mais informações: www.walter-tools.com/pt-pt