(13/12/2020) – Além da fabricação, a Sandvik Coromant também oferece o serviço de recondicionamento de ferramentas de corte. Segundo a empresa, ferramentas recondicionadas podem alcançar os mesmos resultados de uma ferramenta nova, frisando que, ao contrário dos serviços de reparo, o recondicionamento recupera todos os aspectos do produto, garantindo padrão de manufatura original à peça.
Jill Glynn, gerente de Serviços Comerciais da empreesa, lembra que a palavra “recondicionada” pode gerar visões de produtos desgastados e esgotados que são inferiores às versões novas. A realidade, porém, é a de que, desde que adquirida de um fornecedor com boa reputação, as ferramentas recondicionadas propiciarão os mesmos resultados de uma ferramenta nova. “Porém, há algumas concepções erradas sobre as ferramentas recondicionadas”, ressalva.
Primeiro, o recondicionamento não é igual ao reparo. No caso de reparo, somente as partes com problemas são investigadas e substituídas. Já o recondicionamento recupera todos os aspectos do produto e traz a peça ao seu padrão de manufatura original.
De acordo com Glynn, o desgaste da ferramenta varia de acordo com a sua aplicação. Nos setores automotivo e aeroespacial, por exemplo, as ferramentas precisam usinar muitos furos, operação que gera um desgaste considerável e diminui a vida útil da ferramenta.
Assim, a pergunta que deve ser feita pelos clientes não é se a ferramenta deve ser recondicionada, mas quando. Por ser inevitável, os usuários precisam considerar o recondicionamento já na fase de projeto.
A empresa lembra que todos os dados CAD da ferramenta são armazenados de forma que suas versões recondicionadas possam corresponder perfeitamente à geometria e cobertura originais, o que é essencial para atender as especificações do cliente.
Além disso, reutilizar uma única ferramenta várias vezes, ao invés de investir em várias ferramentas, contribui para a sustentabilidade. As ferramentas inteiriças de metal duro, como as fabricadas pela Sandvik Coromant, são feitas de materiais escassos, como o tungstênio e o cobalto. Estima-se que as reservas de tungstênio devem durar apenas mais 100 anos, tornando as várias recompras insustentáveis.
Nova ferramenta – A CoroDrill 860 com geometria GM foi desenvolvida para suportar vários ciclos de recondicionamento sem perda de qualidade. O desenho aprimorado da ferramenta propicia vida útil mais longa do que as versões anteriores da linha CoroDrill e a CoroDrill 860-GM. A ferramenta pode submetida a até três recondicionamentos, triplicando a sua vida útil.