Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 05 de maio de 2025

Apoio:

Anúncio

05/12/2020

Mondial compra a fábrica da Sony em Manaus


(06/12/2020) – A Mondial Eletrodomésticos, fabricante de eletrodomésticos, adquiriu a fábrica da Sony, localizada na Zona Franca de Manaus. A transação – que compreende o imóvel e todos os seus equipamentos -, além de possibilitar o aumento da produção da linha atual, permitirá à fábricante nacional entrar em novas linhas e segmentos de produtos.

De acordo com nota à imprensa, a partir de 1º de fevereiro de 2021 as estruturas produtivas, laboratórios de análise, salas de testes, fabricação de moldes, linhas de montagens com equipamento de última geração, warehouse e demais instalações da Sony passarão a abrigar toda a produção da linha marrom atual da Mondial.

A empresa já contava com fábrica em Manaus desde 2014, onde são produzidos equipamentos da linha de áudio e vídeo. Com essa aquisição, a unidade atual será gradativamente transferida para o novo espaço, com área total de 55 mil m², sendo 27 mil m² de área construída. Em paralelo, também terão início os investimentos voltados à preparação do espaço para receber as novas linhas.

“Estratégias que estavam definidas para acontecerem nos próximos anos serão antecipadas, tanto no incremento de produção das linhas atuais, como na entrada nos novos segmentos de produtos”, disse Giovanni M. Cardoso, co-fundador da Mondial. “Faremos três anos em seis meses!”.

De acordo com a empresa, já está definido o plano que prevê a contratação de 200 colaboradores para o início da operação no novo endereço e mais 220 a partir do segundo semestre de 2021, quando se inicia a produção das novas linhas, totalizando na unidade de Manaus 660 funcionários. Atualmente, a Mondial mantém 240 funcionários na unidade de Manaus; no Brasil são 3.700 colaboradores.

INVESTIMENTOS – A fabricante informou já ter investido, apenas em 2020, mais de R$ 60 milhões em estruturas industriais, equipamentos, moldes e na ampliação de 30% do parque de injetoras da fábrica da Bahia, que também passou a contar com mais 400 novos colaboradores.

“A nova fábrica é só uma parte dos nossos planos. Em 2021, pretendemos complementar a linha de eletrodomésticos portáteis, aumentar o nosso market share em todos os segmentos de atuação e elevar a nacionalização de produção”, afirma Giovanni. A Mondial possui duas unidades de produção: uma em Conceição do Jacuípe (BA) com área total de 266 mil m² 100 mil m² de área construída e outra em Manaus (AM) atualmente com 15 mil m² de área total e 5.000 m² de área construída

A Mondial informa estar próxima de fechar 2020 com 36% de market share em eletroportáteis. “Nossa estratégia de negócios, fez a Mondial ter um desempenho acima do planejado no ano de 2020. Foram registrados, em alguns meses, picos de crescimento em Market Share, com ganhos adicionais de 5 e 6 pontos percentuais”, completa o executivo.

SONY – Em setembro passado, a Sony divulgou carta a lojistas e fornecedores informando a decisão de fechar a fábrica de Manaus em março de 2021 e deixar de comercializar produtos de consumo – como TVs, de áudio e câmeras – no País em meados do próximo ano.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: