(08/11/2020) – Na última quinta-feira, 5 de novembro, a Schunk do Brasil participou do VIII Encontro Tecnológico – Inovação Industrial, realizado pelo Grupo Bener em Vinhedo (SP). O evento – focado nos setores de usinagem, corte e conformação e plásticos – pela primeira vez aconteceu de forma híbrida (presencial e online).
Mairon Cezar Anthero, diretor-geral da Schunk do Brasil, apresentou a palestra online “Como otimizar o setup em máquinas com automação?”. O executivo iniciou destacando que automação é muito mais do que colocar robôs na linha de produção e que é preciso ter atenção em relação os periféricos. “Não adianta ter a melhor máquina e o melhor robô se no final do dia a máquina não tiver produzido 100% do tempo ou algo próximo disso”, disse.
A análise do tempo gasto na produção é apontada como a melhor alternativa para a solução de problemas relacionados ao set up. “Nós temos quatro processos efetivos dentro da máquina: carga da peça, set up da peça, produção efetiva e carga/descarga da peça. Muitas vezes é analisada apenas a produção efetiva, deixando de lado um processo muito importante e que toma mais tempo: o set up”, detalhou Anthero.
De acordo com o diretor da Schunk, já houve casos de clientes que gastavam duas horas para fazer o set up de uma peça, sendo que a produção efetiva era de 30 minutos. Ou seja, tempo de set up era quatro vezes maior do que o de produção da peça. Ele lembrou que a produtividade das ferramentarias no Brasil é de apenas 35%: “A cada 100 horas de trabalho, as máquinas produzem apenas 35 horas”.
Após análise do processo para entender os principais gargalos, Anthero indicou a Linha Magnus, de fixação automática, e destacou o Vero-S, sistema modular para fixação de peças. “Com o Vero-S, temos fixação segura, precisa e altamente confiável, com repetibilidade menor do que cinco milésimos”, explicou o diretor. A tecnologia é indicada para ferramentarias e também para a produção seriada.
Os sistemas Schunk possibilitam a carga e descarga automatizada com robô, que também podem fazer a troca de castanhas em tornos. “Nossas soluções trazem vantagem competitiva para que os clientes consigam produzir mais com menor custo, além de mais qualidade e maior produtividade”, finalizou Anthero.
Manufatura avançada – A Schunk também participou, no dia anterior (04/11) da palestra “Integração de Tecnologia por meio de Manufatura Avançada”, em conjunto com as empresas Dormer Pramet, CamServ e CGTech.
O destaque foi a solução Vericut Force (CGTech), um módulo de otimização do software baseado na Física que analisa e otimiza condições de corte no decorrer das operações do programa CNC. A otimização reduz o tempo de usinagem em até 25% ou mais e aumenta a vida útil da ferramenta em até duas vezes ou mais.