(23/07/2020) – A GF Machining Solutions desenvolveu pacote para calibração automática de centros de usinagem da marca Mikron, de três e cinco eixos. Segundo a empresa, a solução – chamada de AMC – é pronta para uso e permite que operadores de máquinas executem recalibrações de forma rápida e fácil. O processo de recalibração é importante para a recuperação da precisão geral das máquinas, necessária para a manufatura de peças de alta qualidade.
A AMC utiliza software para controle Heidenhain TNC 640 e possui palete dedicado (no hardware) que traz uma esfera de calibração e um bloco de referência de alumínio para calibração do palete. Com interface ergonômica, a AMC exige pouco treinamento da equipe. De acordo com a GF, o gerenciamento automático de dados, além de reduzir erros humanos, minimiza o tempo de inatividade entre os ciclos e aumenta a disponibilidade do operador.
Para recuperar a geometria da máquina, basta que os operadores iniciem o programa para serem guiados. A nova solução avalia e ajusta, automaticamente, os principais componentes necessários: apalpador, sistema de medição da ferramenta e eixos B e C. Uma vez implantada, a AMC pode recalibrar qualquer máquina em 10 minutos, trazendo de volta a sua precisão cinemática original. A empresa aponta que no mercado, normalmente, esse tipo de calibração normalmente é realizada de forma manual.
Atualmente, a GF Machining Solutions oferece a AMC como um pacote padrão em suas séries Mikron MILL S e Mikron MILL X de três e cinco eixos. O pacote pode ser customizado de acordo com as demandas dos fabricantes. Pode, por exemplo, incluir pacotes avançados de módulos inteligentes de máquinas opcionais (smm) para requisitos específicos de aplicação. Segundo a GF, apesar das particularidades da solução, há processos similares no mercado.
Novo Presidente – A GF anunciou Ivan Filisetti – ex-diretor de operações (COO) da divisão – como seu novo presidente. Seu antecessor, Pascal Boillat, vai atuar como consultor da divisão em tempo integral até sua aposentadoria, em setembro (quando passará a cumprir meio período).
Para Filisetti os pontos fortes da divisão são sua linha de produtos de alta tecnologia e a forte reputação da marca. Ele chega à presidência com a intenção de garantir e aumentar a lucratividade da divisão.
“Precisamos ser orientados para as vendas e para o cliente. Precisamos continuar desenvolvendo nossos segmentos de mercado, principalmente o segmento médico na Europa, e impulsionar a digitalização e a área de serviços. Esses últimos meses desafiadores nos mostraram o quão importante os serviços são para nossos clientes e, quando suportado por ferramentas digitais como nosso Live Remote Assistance (LRA), pode ser um verdadeiro diferencial”, diz o executivo.