(24/05/2020) – A OSG Corporation, fabricante de ferramentas de origem japonesa, anunciou na semana passada o lançamento da fresa interpoladora em metal duro AT-2, ferramenta que combina os processos de furação e rosqueamento para aplicações em aços de alta dureza.
De acordo com a OSG, rosquear aços endurecidos pode ser um processo desafiador. Normalmente, duas ferramentas diferentes, uma broca e um macho, são utilizadas para realizar esta operação. Após fazer um furo piloto com a broca, utiliza-se um macho para se fazer a rosca interna. A quebra súbita da ferramenta e sua baixa vida útil são alguns dos obstáculos mais comuns”, informa a fabricante.
Para superar essas dificuldades, a empresa desenvolveu a fresa interpoladora AT-2, capaz de combinar furação e rosqueamento em um único processo, mesmo em materiais de difícil usinabilidade como o aço endurecido. A AT-2 possui exclusiva geometria de corte para controlar a flexão da ferramenta.
A ferramenta foi projetada com uma geometria de corte à esquerda para fresamentos discordantes para prolongar a vida útil da ferramenta, reduzindo a deflexão e a geração de calor. Filetes de desbaste foram adicionados para distribuir melhor a carga da ferramenta. Além disso, a AT-2 possui o revestimento exclusivo da OSG, o DuroRey, para prevenir lascamento em aplicações em aços de alta dureza.
“Com a AT-2, as quebras súbitas de ferramentas causadas pela evacuação insuficiente de cavacos foram eliminadas, permitindo que os operadores trabalhem com maior facilidade”, informa a empresa, acrescentando que, ao combinar furação e rosqueamento em um único procedimento, a eficácia do processo é ampliada e o custo com ferramentas é reduzido.
A AT-2 é indicada para ampla gama de materiais, como aço de alta dureza, aço inoxidável, metais não-ferrosos e ligas resistentes ao calor. Está disponível para roscas métricas (M2 à M20) e UNC (nº 8-32 UNC à 1/2-13 roscas UNC) e para comprimentos de 2xD e 2,5xD.