(26/04/2020) – A TaeguTec do Brasil, filial da multinacional sul-coreana fabricante de ferramentas de corte, está trazendo para o mercado de usinagem brasileiro o novo mandril de alta pressão Typhoon-HPC para extrema produtividade dos clientes.
Segundo a empresa, essa linha de mandris de alta velocidade opera através de turbinas rotativas dentro com alta pressão de refrigeração interna, mantendo o fuso da máquina parado.
De acordo com a TaeguTec, o que o diferencia da família existente é a faixa de operação da pressão de refrigeração. Os novos mandris são operados na faixa de 40 a 70 bar para máquinas com velocidade de rotação limitada, mas são equipadas com refrigeração interna de alta pressão. “A maior taxa de vazão do Typhoon-HPC expande o alcance da atual linha de mandris da TaeguTec”.
Características: mandril de alta velocidade robusto e compacto operado por refrigeração de alta pressão; adequado para aplicações de semiacabamento e acabamento de ferramentas de pequeno diâmetro.
Requisitos de aplicação (alta pressão + alta velocidade) – Os mandris Typhoon -HPC alcançam usinagem em alta velocidade, com refrigeração interna de alta pressão ou bombas adicionais de refrigeração de alta pressão existentes em máquinas.
O produto conta com monitoramento e exibição da rotação, oferecendo alertas de aviso e alarme durante a operação do mandril. Conta com transmissão de rádio-frequência de 2,4 GHz, faixa de monitoramento de velocidade de até 10 metros e o monitor com alimentação externa pode ler vários mandris da linha Typhoon-HPC montados na máquina.
Requisitos da máquina-ferramenta – A fabricante lista alguns recursos necessários para a aplicação do Typhoon-HPC: Vazão de refrigeração através do fuso da máquina; pressão de refrigeração na saída do eixo da máquina principal (mínimo 40 bar, máximo 70 bar); taxa média de vazão de 16 – 22 l/min; utilize emulsão à base de água ou óleo de corte: viscosidade de até 20 (cP); nível mínimo de filtragem do refrigerante: 100 μm; ativar coletor de névoa; com refrigerante de emulsão à base, use um aditivo antiespumante para evitar a formação de espuma; com refrigerante a base óleo de corte a alta pressão aumente a quantidade de vapores de óleo: use meios apropriados de proteção contra incêndio e extintor; use aditivo anti-dissolução adequado para óleo.
Dicas de operação – Ao operar os mandris Typhoon-HPC, o monitoramento da rotação é crítico; a velocidade de corte depende do material da peça, de sua dureza e da geometria da ferramenta de corte; flutuações dramáticas de rotação (rpm) podem indicar problemas como pressão de refrigeração incorreta ou uma quebra da ferramenta de corte.
Usando pinças de precisão ER11 – Recomenda-se usar apenas pinças ER11 de alta qualidade e precisão projetadas para máxima precisão e vida da ferramenta.
Instruções gerais de armazenamento – Os mandris Typhoon-HPC não requerem manutenção periódica específica. No entanto, as seguintes instruções devem ser seguidas antes do armazenamento: limpe o mandril com sopro de ar por 10-15 segundos; a pressão máxima de ar para limpeza é de 2 bar (30 psi); a rotação durante a limpeza não deve exceder 60.000 rpm; após a limpeza, desconecte o mandril do display; coloque o mandril na caixa da embalagem original e guarde-o em um local apropriado.
Mais informações em www.taegutec.com.br