(*) Alfredo Ferrari
(19/04/2020) – Uma vez passada a crise na saúde, que abalou a sociedade e a economia brasileira, o país vai precisar se reerguer, a partir dos destroços deixados.
A indústria nacional foi drasticamente atingida e precisa ser reacendida, rapidamente, para voltar a gerar empregos e incrementar a sua economia, sem falar dos demais segmentos como a educação, a formação profissional, a saúde, os investimentos, entre outros.
Um enorme passo para estimular o crescimento da indústria nacional é conscientizar a população para dar preferência na compra de produtos fabricados no país, em detrimento do similar importado. Assim, muitos e muitos produtos, que deixaram de ser produzidos no passado recente, deverão voltar a ter produção local.
Que esta crise da saúde tenha como consequência positiva a reindustrialização do parque industrial brasileiro, que sempre foi vigoroso e diversificado, pelo retorno da produção de tudo aquilo que foi transferido nas últimas décadas para outros países, mormente a China.
“Acorda Brasil, para fortalecer a indústria e a economia”
(*) Alfredo Ferrari é engenheiro mecânico e conselheiro na Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e no Instituto Mauá de Tecnologia.