(08/03/2020) – A LTA Lufttechnik, empresa do Grupo Junker, anunciou a ampliação de sua linha de produtos na área de sistemas de filtração mecânica. Foram incorporados ao portfólio sistemas de diferentes tamanhos: M 60-CMP, M 150-CMP, M 250-CMP, M 400-CM, todos com alimentação elétrica de 230 ou 400 V.
Os novos sistemas – com pré-filtro e filtro principal – são ideais para aplicações com óleo ou emulsão. Apresentam capacidade de aspiração na faixa de 600 a 4000 m³/h, com o ar conduzido por pré-filtros que retêm as partículas sólidas (ou em aerossol) e coleta as partículas grossas.
Os pré-filtros operam em conformidade com o princípio de separação por inércia e atuam na proteção contra corpos estranhos. Os aerossóis contendo emulsão ou óleo são retidos no filtro principal. Já o ar purificado sai do ventilador pelo pós-filtro.
De acordo com a fabricante, a troca rápida de insertos garante uma manutenção econômica, já que filtros de ar otimizados (em termos de fluxo) aumentam a confiabilidade do processo e reduzem os tempos de parada.
Para monitoramento contínuo das emissões no ar de exaustão, é possível usar um armário de distribuição com sistema eletrônico completo e uma caixa de pós-filtro com cassete Hepa, para segurança adicional. O elemento filtrante principal com cassetes de coalescência pode ser usado para a separação ou emulsão de óleo.
Os sistemas de filtração são modulares, o que permite a adaptação a diferentes aplicações industriais.