(23/02/2020) – Acaba de chegar ao mercado mundial a versão 2020.1 do CAD/CAM hyperMILL. Segundo a alemã OpenMind, desenvolvedora do software, a nova versão traz várias novidades, com destaque para as novas estratégias que garantem usinagem eficiente do material residual nos cantos e os módulos opcionais hyperMILL Additive Manufacturing e hyperMILL Virtual Machining “que oferecem soluções revolucionárias de tecnologia, simulação, otimização e conectividade consistentes com os principais direcionamentos da fabricação moderna”.
Segundo a empresa, a nova versão fornece uma abordagem inovadora para reduzir o material residual em cantos após tarefas de desbaste. As estratégias de usinagem de material residual de canto 3D e 5 eixos reúnem percursos de ferramenta de usinagem de material residual de nível Z em um processo ideal. “A usinagem de material residual 5 eixos torna possível a usinagem indexada de cantos de difícil alcance. Seleção de inclinação automática, movimentos de vinculação simultâneos e prevenção de colisões estão disponíveis nesse processo”, informa.
Um exemplo adicional de eficiência aumentada é Usinagem tangente de lâmina 5 eixos com fresas cônicas barril (também chamadas de segmento circular ou fresas de topo parabólicas) codesenvolvidas pela Open Mind. O fresamento de topo com essas ferramentas possibilitam avanços mais altos e possbilitam que uma maior qualidade superficial seja alcançada.
Programação simplificada – Redução dos tempos de programação em linha com requisitos práticos é uma motivação importante para o desenvolvimento do hyperMILL. Uma nova opção de divisão do percurso da ferramenta permite que o usuário divida automaticamente longos percursos de ferramenta de acordo com um tempo ou distância especificado. “Isso é essencial quando a vida útil da ferramenta é um problema ao usinar materiais difíceis. Esse procedimento reduz a necessidade de modificar a programação de tarefas em regiões menores ou o risco adicional que editar manualmente percursos de ferramenta representa para a vida útil da ferramenta”, informa a empresa.
A desenvolvedora destaca ainda que, agora, o sistema do hyperMILL pode levar em consideração a vida útil da ferramenta e programar as alterações da ferramenta. Percursos de ferramenta de fresamento-torneamento também podem ser divididos para levar em conta a vida útil da ferramenta ou basearem-se na técnica de corte. As funcionalidades podem ser automaticamente identificadas pelo hyperMILL para possibilitar percursos de ferramenta internos, externos, de face ou abertura de canais.
Controle de fabricação aditiva – O módulo hyperMILL Additive Manufacturing, versão 2020.1, também já está disponível. A Open Mind está oferecendo um software que pode até ser combinado com ferramentas de máquina aditivas ou híbridas.
Já o hyperMILL Virtual Machining Center traz novas funcionalidades. O módulo Optimizer – que possibilita uma programação CAM perfeitamente adaptada às limitações da máquina durante o pós-processamento, por exemplo – agora é compatível com a função “Vinculação suave”. Isso otimiza automaticamente todos os movimentos de vinculação entre as operações individuais durante o pós-processamento. E garante que o reposicionamento e os movimentos estejam sempre próximos à peça de trabalho além de serem verificados quanto a colisões -tornando obsoleta a programação com a vinculação de tarefa.
Outra nova funcionalidade enfatizada pela empresa é que na nova versão os usuários podem tornar pequenas tarefas de automação uma realidade com a ajuda do hyperMILL Automation Center, que serve como um ambiente de desenvolvimento e tempo de execução. “Isso lhe permite automatizar o processo de criação da lista de tarefas e a seleção e o posicionamento do dispositivo de fixação, bem como definir um processo uniforme para todos os programadores”, finaliza a Open Mind.