(09/02/2020) – A garra colaborativa Co-act EGH, recém-lançada pela Schunk, possui dedos ajustáveis de até 80 mm de curso e controle via sistema IO-Link, que permite que o posicionamento dos dedos seja definido individualmente. A garra pode manipular peças de 0,5 kg por força de atrito e peças com até 3 kg por manipulação form-fit.
O sistema IO-Link também possibilita que o status da garra seja avaliado em cada processo. De acordo com a empresa, a garra abrange uma grande variedade de peças e facilita a entrada das empresas no mundo dos robôs colaborativos.
A Co-act EGH é ideal para aplicações em células com barreira protetora e para aplicações sem sobreposição direta entre os espaços de trabalho de humanos e robôs, como, por exemplo, a manipulação e tarefas “Pick&Place” em ambientes com pouca sujeira, como nas indústrias automotiva e elétrica ou ainda em empresas de corte de metal.
O movimento paralelo garante força de agarre constante sobre todo o dedo, enquanto não houver compensação na direção Z durante a programação -, segundo a Schunk este é um grande benefício em comparação a garras de movimento angular. O status individual da garra pode ser selecionado por meio de sistema LED, permitindo interação entre robôs e seres-humanos.
Instalação – O módulo Plug & Work pode ser pré-montado como um kit para início rápido, pois possui interface amigável e plugin URCaps para robôs colaborativos da Universal Robots (UR). Conforme informado pela Schunk, é possível montar e programar a garra em apenas 30 minutos. Diferentes tipos de peças e geometrias podem ser manipulados com a troca dos dedos convencionais por dedos flexíveis.