(17/11/2019) – A Boehlerit está trazendo ao mercado brasileiro as turbinas Toodle, desenvolvidas por sua parceira P. Horn, da Alemanha, e que se caracterizam por permitir “que os usuários alcancem velocidades de rotação maiores, sem a necessidade de grandes investimentos em sistemas complexos e caros”, informa Eugenio Saller, diretor da Boehlerit Brasil.
“As turbinas Toodle podem ser instaladas em máquinas que têm rotação limitada. A fixação é simples e elas podem ser acionadas com óleo refrigerante ou ar comprimido, através de conexão traseira ou lateral”, informa, acrescentando que o uso das turbinas flexibiliza a utilização das máquinas para produção de vários produtos.
O portfólio da P. Horn já conta com 22 modelos de turbinas, disponíveis para tornos suíços Star, Citizen, centros de Usinagens. E a montagem é simples e imediata, sem necessidade de grandes ajustes.
Entre as características das turbinas Toodle estão: execução dinâmica perfeita; montagem em porta-ferramentas padrão; disponíveis para hastes Ø 3mm, Ø 4mm e Ø 6 mm; pressão do ‘líquido’ de refrigeração 10 – 60 bar; velocidades de rotação 40.000 – 75.000 rpm; pressão do ‘ar’ de refrigeração 3 – 7 bar; velocidades de rotação 33.000 – 55.000 rpm.
Entre as vantagens estão: resistência à compressão; vida útil da ferramenta estendida; alta precisão; vida útil prolongada do eixo principal; economia significativa dos custos de usinagem.
As turbinas Toodle podem ser utilizadas em aplicações como fresamento, furação, afiação, chanfros, gravações etc. Os principais segmentos indicados para a aplicação das turbinas são aeroespacial, automotivo, microusinagem, indústria médica, moldes e matrizes, entre outros.
Em conjunto com as turbinas Toodle, a Boehlerit também está ofertando no mercado brasileiro as mais de 600 microfresas DS, nos diâmetros 0,1mm a – 3,0mm, “que oferecem concentricidade impressionate de apenas 0,005 mm, bem como uma longa vida útil”, destaca Saller.