São Paulo, 26 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/03/2019

Fresa realiza esquadrejamento em uma única operação


(03/03/2019) – Para otimizar a primeira fase da operação de desbaste em peças de fundidas de alumínio para a indústria automotiva, a Sandvik Coromant desenvolveu a fresa tangencial M5Q90. Projetada para a realização de esquadrejamento (primeira usinagem de faces em peças fundias) em uma única operação sem a criação de rebarbas, a nova ferramenta conta com pastilhas tangenciais em PCD, que oferecem uma ação de corte suave e segura para reduzir o consumo de potência e eliminar vibrações. Este conceito assegura um desempenho confiável, melhora da vida útil da ferramenta, acabamento superficial excepcional, alta taxa de remoção de metal e aumento do número de peças por pastilha.

“Para melhorar a eficiência, a fresa tangencial M5Q90 conta com corpos de fresa totalmente especiais, acompanhados de geometrias de pastilha PCD específicas que apresentam um ângulo de corte positivo para reduzir a força de corte e a carga sobre a peça usinada”, explica Emmanuel David, gerente Global de Produtos Automotivos da Sandvik Coromant. “As pastilhas, fáceis de manusear e ajustar, oferecem menor custo por peça, juntamente com alta precisão e repetibilidade”, acrescenta Jacques Gasthuys, engenheiro Global de Aplicação Automotiva.

Os corpos da fresa M5Q90 são desenvolvidos de acordo com as especificações do cliente e, com isto, atendem aos requisitos de usinagem de alta produtividade – a ferramenta pode operar em condições de alta velocidade excedendo os 20.000 rpm. Entretanto, todos os corpos de fresa oferecem o mesmo desenho de tip seat, canal de refrigeração, ângulo de ataque e ângulo de saída.

Se desejado, a vida útil do corpo da fresa pode ser ampliada ainda mais em soluções específicas com pastilhas PCD, protegidas por linhas de pastilhas de metal duro, uma configuração que também serve para aumentar a capacidade da profundidade de corte. Enquanto a ferramenta básica com pastilhas PCD oferece uma profundidade do corte de 2-4 mm com contato total, a profundidade pode ser aumentada para mais de 4 mm usando uma solução especial com linhas de proteção com pastilhas de metal duro.

De acordo com a fabricante, os principais benefícios da nova solução podem ser obtidos na usinagem de cabeçotes e os blocos de motor em alumínio. Por exemplo, uma operação de esquadrejamento em um cabeçote fundido envolveria a usinagem da face do eixo-comando, a face de admissão/exaustão e a face de combustão. Os dados de corte típicos usando a M5Q90 poderiam incluir uma velocidade de 2500 m/min e um avanço por dente de 0,20 mm. Os usuários também se beneficiam com os canais de refrigeração de alta precisão que oferecem a opção de aplicação de emulsão ou MQL.

A M5Q90 amplia a oferta Sandvik Coromant para usinagem de peças automotivas de alumínio, complementando as soluções de ferramentas M5B90, M5C90, M5F90, CoroMill® Century/590 e M5R90.

Com capacidade de fresamento de cantos a 90° e faceamento, a M5Q90 também é adequada para muitas aplicações nos setores de engenharia geral aeroespacial.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.